Blog Aonde Casar

por SIMONE TOSTES

featured_p_img

Especial Destination Wedding na Itália: Tudo sobre o Lago Di Como

Hoje continuo meu especial de destination wedding na Itália, e minha parada é o maravilhoso e encantador Lago di Como, que está super em alta e tem feito muito sucesso entre os noivos que sonham em casar por lá – realizei, há dois anos atrás um casamento lindo lá, dos queridos Thayane e Leandro.

Curta a página do Aonde Casar no Facebook! 

Para quem não conhece, Como está a 50km de distância da agitada Milão. É o 3º maior lago da Itália e está localizado ao Norte do país, bem pertinho da fronteira com a Suíça. O lago tem formato de Y e há dezenas de vilarejos por suas margens.

No encantador Il Sereno, de frente para o Lago di Como

POR QUE CASAR EM COMO?

Além de ser um charme, ter uma vista fantástica e fácil acesso, o Lago di Como é um dos mais bem estruturados points da Itália para o “sim”. Destino de muuuuitttassss celebridades – foi George Clooney, que tem casa em Como, quem colocou o destino no roteiro do verão europeu. Já fiz post aqui no site de vários hotéis que amo, recomendo e já fiz casamentos: Villa Pliniana, Il Sereno e Grand Hotel Tremezzo. Outra vantagem é ter tudo meio que lá, ou muito perto de lá. Quando realizei o casamento na Villa Villa del Balbianello, já que o noivo é fã de 007 e Star Wars (Casino Royale e O episódio II, Ataque dos Clones – o casamento de Anakin Skywalker e Padme Amidala – ambos foram filmados na Villa), usei alguns fornecedores locais, trazendo, com muita facilidade, meus queridos profissionais do nosso escritório em Firenze.

O que é esta vista??? Destination wedding de Thayane e Leandro

COMO CHEGAR

Super simples, o que torna o destino ainda mais convidativo para um destination wedding. Quem desembarcar em Milão, os trens para o Lago di Como saem da estação Milão Cadorna, bem no centrinho da cidade. O trajeto é tranquilo, não chega a levar uma hora, e o desembarque é com a vista já para o lago. O preço também é convidativo, cerca de dez euros ida e volta, dependendo da época do ano e da antecedência que você comprar. Aliás, para a Europa toda, sempre recomendo comprar os tickets com a maior antecedência possível. Para os que preferirem pegar a estrada e curtir as paisagens, a estrada A-9 é segura.

Um mapinha muito útil da localização e dos vilarejos próximos para visitar

O QUE FAZER POR LÁ?

Os hotéis, pelo menos os mais preparados para destination wedding, possuem uma programação bem intensa e convidativa para quem quer curtir a viagem indoor. Porém, há inúmeros vilarejos próximos ao Lago di Como que valem a visita e são super charmosos, como Tremezzo e Cernobbio. Sempre recomendo aos meus noivos sugerirem dois ou três steps aos seus convidados. Ah, e não podemos esquecer de Bellagio, que é o mais badalado e importante vilarejo de Como. E, claro, um passeio que sempre sugiro é o Duomo di Como – construída no século XI.

O que não faltam são passeios deliciosos de barco para fazer à dois ou com os convidados do casamento

ATENÇÃO ESPECIAL EM UM DESTINATION WEDDING

Sempre falo aqui no blog e nas minhas reuniões da importância de trabalhar com uma agência de viagem. Eu, como wedding planner, sei bem que não dá para errar em um destination wedding. E Como tem algumas peculiaridades, principalmente com horários. Há determinadas épocas do ano em que os trens e passeios funcionam até às 12h, outras tantas que descontos e preços especiais estão disponíveis. Como faço casamentos e eventos por lá, já conheço todos e tenho bons parceiros para me ajudar em todas as viagens dos noivos, fornecedores e convidados.

QUAL A MELHOR ÉPOCA?

Claro que não poderia ser em outra época, que não o verão europeu! De abril até final de outubro, o Lago di Como é uma ótima ótima opção de destino para o casamento. Só um adendo: para os casais mais aventureiros e esportistas, que querem aproveitar o destino para os exercícios, recomendo entre julho e setembro, onde é certeza que o calor estará bombando. A vantagem de ir antes de julho e depois de setembro é pegar Como não tão cheio como na alta temporada.

Mais algumas fotinhas do destination que realizei no Lago di Como! Esta é a Villa de Balbianello

Mesa comunitária = amor! Do casamento da Thayane e do Leandro. Tudo organizado pela equipe europeia do Aonde Casar

E, para fechar o post do Lago di Como, que amo, mais uma da vista chata que eu me perco presenciando toda vez que vou para lá, rsss!

Eu na Villa Plinina, local do casamento do CEO do Spotify, Daniel Ek, com Mark Zuckerberg como um dos convidados (ele mesmo, Mr. Facebook, rsss!) e com direito a showzinho de Bruno Mars 😉

E aí, o que acharam?

Espero que tenham gostado, e nos acompanhe, porque semana que vem tem mais do nosso especial de destination wedding na Itália. 

Beijos e até a próxima,
Simone 😘

 

Especial destination wedding na Itália: Toscana

Depois do sucesso do meu especial de destination wedding em Portugal, muito gente me escreveu pedindo para eu fazer um da Itália, e eu me empolguei! Estou adorando receber tantas mensagens lindas, dúvidas e a participação de vocês aqui nos comentários e no meu Instagram @aondecasar.

Curta a página do Aonde Casar no Facebook!

Bom, a Itália é maravilhosa para casar. O clima é incrível, as pessoas são alegres e festeiras, assim com a gente, e a gastronomia, essa não preciso nem falar: dos deuses! Quem não gosta de uma boa massa, não é verdade? E para começar meu especial, escolhi a principal e mais deseja das regiões pelos noivos: a Toscana! Terra dos mais belos campos de oliveiras e videiras, e onde nasceu grandes nomes, como Dante Alighieri, Leonardo da Vinci, Michelangelo Buonarroti, Maquiavel, Galileu Galilei e Puccini. Acho que não preciso falar mais nada, né? rsrsrs…

Um elopement wedding que realizei na Toscana:

Com um dos porês-do-sol mais lindos do mundo, a Toscana é pura magia. E quando o assunto é casamento, uma das regiões mais completas (tanto de infraestrutura, como de cenários). É em Florença, principal e mais desenvolvido centro turístico da Toscana, que está o escritório do Aonde Casar. Nele, reúno os melhores profissionais da região – muitos deles brasileiros que realizam lindas festas e que já sabem os gostos dos Brasileiros. Meu time Italiano é show!

Um pouquinho do nosso couple wedding no Il Merlo

ESPECIAL DE DESTINATION WEDDING EM PORTUGAL

Pensando em destination wedding, a Toscana se destaca por alguns pontos que acho importante: 1 – gastronomia afetiva de peso – diferente de Milão, por exemplo, onde o minimalismo gastronômico impera, na Toscana a comida para compartilhar, a boa massa, a boa nonna está presente em cada restaurante e cantinho; 2 – uma variedade de hotéis e hospedagens para todos os bolsos e gostos, que é super importante quando você tem convidados de diferentes idades e interesses; 3 – museus, igrejas, monumentos, cidadelas, vinícolas… uma infinidade de passeios turísticos que fazem da viagem um marco na vida de todos os convidados (minhas favoritas: a praça da catedral de Pisa; o centro histórico de Siena; a pequenina San Gimignano; o casario medieval de Pienza; e Val d’Orcia). Para as noivas mais grandiosas, vamos dizer assim, é em Florença que fica o Duomo e a Cúpula de Brunelleschi (Duomo é o termo genérico usado na Itália para Catedral e deriva do latim Domus, casa, a casa de Deus e a Cúpula foi obra do celebre arquiteto renascentista Felippo Brunelleschi). Já na região de Assis, está a charmosa igreja de São Franciso.

Este é o La Corte Del Papi, um dos hotéis que mais gosto de lá

LEIA TAMBÉM: Aonde Casar realiza Elopement Wedding na Toscana

MELHOR ÉPOCA

Completando o parágrafo anterior, a Toscana é boa de ir o ano inteiro! Claro que o verão é o melhor dos mundos, principalmente porque nele se tem 11 horas de sol por dia, demais né? Gosto bastante do finalzinho da primavera e começo do outono, onde as cidades estão mais vazias e o inverno ainda não chegou com tudo.

Adoro a vista dos campos Florentinos! Aqui, no Il Borro

Aqui em um jantar muito especial no maravilhoso hotel Villa Cora, amooo!

E aqui no belíssimo hotel Four Seasons de Florença

COMO CHEGAR NA TOSCANA?

A verdade é que é muito fácil chegar a qualquer canto da Toscana. Como Florença é bem desenvolta, voos diários chegam de qualquer canto do mundo. E de lá, trens também diários cruzam toda a península. E para quem quiser fazer o caminho de carro, super recomendo. A estrada é ótima, possui vários restaurantes nos diferentes caminhos e as paisagens lindas. Vale parar e fazer várias fotos incríveis.

O que eu SEMPRE falo aqui é: não dá para arriscar em um destination wedding. Contar com profissionais para cuidar da logística dos seus convidados e até fornecedores é fundamental. Eu trabalho só com as melhores agências de turismo, que sempre me garantem tranquilidade e suporte em qualquer eventualidade, como mudança ou cancelamento de voos, que podem acontecer.

VEJA MAIS: 4 hotéis para casar em Florença

GASTRONOMIA

Como já falei, a gastronomia Toscana é simplesmente maravilhosa, a melhor de todas. Aqui, a fartura é marca registrada, o que se reflete nos casamentos. Os Toscanos sabem receber como ninguém, muito parecidos com os Brasileiros, então festa farta é ali mesmo. Um das assinaturas e motivo de orgulho para eles é o azeite – um dos mais conceituados do mundo! E se tem azeite, voe longe na imaginação de tudo que combina com ele: massas, foccacias, conservas… Vou parar, que já estou morrendo de fome! rsrsrs…

Olha aí o por-do-sol que falei e algumas delícias da Toscana! (Foto: reprodução)

Cada coisa maravilhosa que tem na Toscana! (Foto: reprodução)

TEMPO IDEAL DE VIAGEM

Aqui chegamos a um ponto problemático. A Toscana é cheia de lugares legais, pontos turísticos e cidades para visitar. Como os destination wedding acontecem normalmente durante 3 ou quatro dias, eu sugiro que fique apenas em Florença, que tem muita coisa pra fazer e descobrir, e, no máximo, faça um bate-volta em algumas cidades próximas, como Pisa e Lucca. Cidades como Siena, para mim, precisam de pelo menos dois dias para valer a pena.

Quem animou de fazer um casamento na Toscana? Espero que tenham gostado da primeira parte do nosso especial de destination wedding na Itália. Continue nos acompanhando que semana que vem tem mais.

Até a próxima,
Beijos,
Simone 😘

Translate »