Especial destination wedding na França: Bordeaux

Bordeaux: uma viagem no tempo e no amor

Hoje continuo meu especial de destination wedding na França por um das minhas cidades favoritas: Bordeaux! Capital do vinho francês e ligada por trens às maravilhas da região, Bordeaux é parada certa para os noivos fãs de vinho, boa gastronomia e passeios lindos. Da sensacional Saint-Émilion, passando pelos vinhedos de Médoc, a praiana Arcachon e até as históricas Sarlat e Périgueux, opções não faltam para a viagem perfeita!

Curta a página do Aonde Casar no Facebook!

Quando me perguntam sobre casamento em Bordeaux, sempre fico pensando no que responder. Começo, claro, pela beleza da cidade, por tudo isso que falei acima, mas Bordeaux é mais que isso. Ela passou recentemente por uma “reforma” geral, em 1995, que deu à cidade outra cara, outra estrutura. Até então, a região era conhecida como “la belle endormie” (a bela adormecida). Hoje, tudo funciona e muito bem, as pessoas estão felizes vivendo lá. O que reflete e muito nos serviços e no clima da viagem. E as margens do rio Garonne, que corta a cidade, se transformaram em lindos parques. Foi tão bem feito, que em 2007 o centro foi tombado pela UNESCO e a cidade passou a atrair franceses de outras partes do país, principalmente Paris, que passaram a viver na cidade.

O QUE FAZER EM BORDEAUX?

Não faltam boas opções, e o legal é que todas estão no centro, ou próximo dele. O que é ótimo para um destination wedding, já que o tempo é sagrado em uma viagem. Dentre os passeios imperdíveis, a catedral gótica de Saint André (construída em 1086 pelo Papa Urbano II) e o Jardin Publique são alguns dos meus favoritos. Do topo da torre da catedral (230 degraus) se tem uma das vistas mais lindas da cidade, e do gramado do jardim se faz deliciosos piqueniques. Para os casais que vão viajar com muitas crianças, o parque se torna perfeito, porque tem muitas atividades pros pimpolhos.

A Cathedrale de Saint André

Para os apaixonados por arquitetura, o Place de la Bourse and Miroir d’Eau é o seu lugar. É demais Miroir d’Eau, o maior espelho d’água do mundo – espere em frente até que os jatos de água comecem a espirrar. Aproveite que você está aqui e caminhe até as alamedas beira-rio que formam um belo parque. Vale também atravessar a Pont de Pierre, encomendada por Napoleão Bonaparte em 1819, para suas fotos.

O espelho d’água do Place de la Bourse

Para quem gosta de ir às compras, a rua Sainte-Catherine é a mais longa da Europa – vai da Place de la Comédie até a Place de la Victoire.

A rua Sainte-Catherine, que comentei!

VEJA TAMBÉM: Especial de destination wedding em Paris

QUANDO IR PARA BORDEAUX?

Com relação ao clima, seguem as mesmas dicas que dei no post de Paris, o que é particular de Bordeaux é prestar atenção às épocas das parreiras. De novembro até março, por culpa do frio, as parreiras ficam mortinhas de tudo. Não é o cenário mais lindo e vale repensar o destino nesta época.

Casamento lindo e gostoso no jardim de uma das vinícolas de Bordeaux

ONDE BEBER VINHOS?

Claro que ir às vinícolas é uma experiência inesquecível e vale muito a pena colocar no roteiro da viagem. Já pensou em um pré-wedding em alguma delas? Um jantar entre os barris de carvalho? Minha sugestão: pegar um trem regional e viajar de Bordeaux até a vila medieval Saint-Émilion. O vinho é produzido desde o domínio do Império Romano, muito legal! Aqui, gosto de relembrar sempre a importância de trabalhar com uma boa agência de viagem, porque tudo precisa ser agendado, organizado e nada pode dar errado no percurso e na visita.

Olha essa paisagem! Demais, né!?

Olha essa paisagem! Demais, né!? Les Sources de Caudalie, tão lindo!

AMO os vinhedos do Chateau Smith Haut Lafitte

Les Sources de Caudalie, que o nome já dispensa apresentações, né? Caudalie é demais!

VEJA TAMBÉM: Conheça mais sobre o Les Sources de Caudalie

Porém, brinco que dá para fazer um roteiro completo de vinhos sem sair da cidade de Bordeaux. Uma das degustações mais legais que fiz foi no Bar a Vin, administrado pelo CIVB (Conseil Interprofessionnel du Vin de Bordeaux).

ONDE COMER?

Antes de falar de alguns dos restaurantes que amo, essa foto, que é bem o clima de Bordeaux

La Chapelle de Giraud – o restaurante está instalado nos vinhedos do Château Giraud, em Sauternes, um lugar lindo. Além da carta de vinhos maravilhosa, os pratos são dos deuses. Adoro as ostras de lá, que levam a assinatura de Joël Dupuch e são cultivadas em Cap Ferret. Outros pratos: Cordeiro assado, peito de pato, foie gras e uma seleção de caviar de babar!

Olha que charme a parte externa do La Chapelle

E a comida dos deuses? Dá para voltar no tempo?

Brasserie Bordelaise – Um dos mais tradicionais! Charmosa, ela serve os clássicos, terrine, steak tartare e um franguinho assado delicioso. Ah, e dá para comprar vinhos também. A lojinha no subsolo traz mais de 700 rótulos à venda!

Apaixonada por essa estética meio toscana, meio vintage, meio family

Quem também salivou ai?

Quem quiser saber onde ficar e onde casar em Bordeaux, me escreve, vou adorar te apresentar minhas escolhas e minhas indicações para casamentos por lá.

E ai, gostaram das dicas? Espero que sim!

Beijos e até a próxima! 😘

 

Deixe um Comentário

Seu email não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *

 

*

Translate »