Skip to content

10 dicas para evitar saia-justa na lista de convidados do casamento

Wedding-guest-List
Quem convidar para o seu casamento?

É chegada a hora de montar a lista de convidados e você não faz ideia por onde começar? Sua agenda telefônica do celular já passa dos três mil contatos e você não quer ser amaldiçoada por esquecer de alguém? Fique tranquila, depois de ajudar tantos noivos, criei um roteirinho bem prático e claro. Tenho certeza que ele vai te ajudar!

Curta a página do Aonde Casar no Facebook!

o-GUEST-LIST-facebook
Deixe a complicação de lado, veja como é fácil montar a lista de convidados do casamento!

1. Por mais que o desejo de convidar a todos seja grande, não deixe de manter os pés no chão. Pense na lista de casamento em números. Leve sempre em consideração o orçamento disponível. Se ainda não há um orçamento fechado, a dica é mantê-la pequena. Lembre-se de que crescer é sempre mais fácil que diminuir.

2. Pode parecer besteira para muitos, mas antes mesmo de colocar a mão na massa, gosto de fazer um pedido aos noivos que estão em uma situação na qual uma das famílias é a responsável pelos custos do casamento: sente, esclareça que este casamento é de vocês e que em nada o dinheiro deles irá interferir nas escolhas. Isso evitará brigas e abusos dos que acham que quem paga tem direitos.

Leia também: Destination wedding: Quanto custa se casar em um castelo da Europa?

3. Comece a lista pelas pessoas mais próximas, aquelas que efetivamente participam da vida dos noivos. Depois, pense nos parentes mais distantes, amigos dos pais e do trabalho. Gosto de sugerir que o casal faça como uma árvore genealógica. Ou seja, dos mais velhos para os mais novos. A ordem alfabética também pode ajudar! 

4. Se a ideia do casamento é passar o resto da vida juntos, por qual motivo ainda há noivos que fazem a lista de convidados separados? Juro que não consigo entender. rs! Além de ser errado, isso só aumenta o número final e pode gerar conflitos futuros entre o casal.

E mais: Destination wedding: datas importantes para se organizar!

5. Esqueça essa bobagem de que precisa convidar fulano por protocolo. Protocolo são para órgãos públicos ou televendas. Claro que entendo que existem pessoas que são inevitáveis de serem convidadas, mas obrigue-se a pensar, pelo menos, dez vezes antes de enviar o convite.

6. Muita gente acha que só deve pensar na lista na hora que a cerimonialista pede. Engana-se! Para mim, a lista de convidados precisa ser o primeiro passo dos noivos. Com ela fechada, ou parcialmente fechada, fica muito mais fácil prospectar igreja, salão, buffet… Não existe nada mais deselegante que um casamento no qual há convidados em pé, ou para fora da igreja.

Leia também: Destination wedding: 6 cuidados essenciais e primordiais na hora de organizar um casamento longe de casa

7. Acho que este item eu falo em quase todos os meus posts. rs! Se conselho fosse bom, era vendido e não dado de graça. Portanto, nunca pergunte para seus pais, irmãos, amigos próximos e padrinhos se você deve convidar alguém. As respostas são sempre as mesmas, e ambas péssimas para você: “Claro, é indispensável”, ou “Acho que não, mas fulano é presença VIP”.

8.  Se precisar cortar convidados, não tenha dó, passe a faca nos primeiros nomes que você ficar na dúvida. O que costumo fazer é uma escala de cores. Faço cinco leituras com os noivos e vou classificando as dúvidas. Normalmente, em cerca de cinco encontros, consigo reduzir pela metade essa lista de “tanto faz”.

Leia também: Top 10: noivas clássicas para se inspirar

9. Para evitar que seus pais te peçam um convidado por dia, estipule, desde o início, uma cota para eles. Isso facilita muito, pode acreditar!

10. Não tenha vergonha de falar a verdade caso algum amigo ou familiar te peça um convite extra. Explique que o orçamento está apertado, que a lista está fechada e sem espaço para mais ninguém. Claro que tudo isso com delicadeza. Minha sugestão é sempre começar com “Adoraria ter ela no meu casamento, maasssssss…..”

Que tal, ajudei? Espero que sim!

Uma ótima semana para todos, nos vemos no próximo post!

Beijos,

Simone

 

Imagem Selo Aonde Casar

Ficaremos encantados em realizar o casamento que você sempre sonhou.